Cirurgia Íntima (Ninfoplastia)

A cirurgia íntima, também conhecida como ninfoplastia é uma cirurgia plástica da região genital feminina. É indicada para pacientes com pequenos lábios ou clitóris aumentados e grandes lábios flácidos ou murchos. O incomodo causados pelos pequenos lábios aumentados não está apenas no âmbito da estética visto que podem causar desconforto nas relações sexuais, dificuldade na higienização da região além de, muitas vezes, visibilidade em roupas justas (como roupas de academia). A cirurgia visa reduzir os pequenos lábios a um tamanho normal, mantendo a quantidade necessária de tecido para a correta lubrificação e proteção da região contra infecções. A retirada excessiva pode trazer complicações como ressecamento vaginal ou aumento de infecções urinárias e vaginais.

Imagem Cirurgia Íntima (Ninfoplastia)

Uma outra queixa importante das pacientes é a flacidez dos grandes lábios que surge geralmente a partir dos 40 anos ou em pacientes com o percentual de gordura corporal muito baixo. Por restaurar um volume novamente à região vulvar, chamamos essa cirurgia de rejuvenescimento genital feminino. A gordura que é colocada nessa região é retirada por lipoaspiração mínima com anestesia local e cânula fina (deve ser realizada apenas por cirurgião plástico). Por utilizar a gordura da própria paciente, não existe o risco de rejeição e o procedimento é duradouro. Para pacientes que não apresentam gordura como área doadora ou não desejam a lipoaspiração mínima, existe a possibilidade de associar o preenchimento com ácido hialurônico nos grandes lábios com a ressecção do excesso dos pequenos lábios.

A cirurgia íntima é uma cirurgia plástica é deve ser feita por cirurgião plástico especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Anestesia

Local com sedação ou raqui  

Procedimento

Ressecção do excesso dos pequenos lábios, pexia (fixação) do clitóris ao púbis e lipoenxertia (enxerto de gordura) nos grandes lábios, de acordo com a necessidade de cada paciente. A cirurgia dura em torno de 1 hora e meia e o tempo de permanência hospitalar após a cirurgia é, em média, de 6 horas.

 

Pós-operatório

Não é necessária a retirada dos pontos (são utilizados fios absorvíveis). Na maioria das vezes, analgesia simples é suficiente para o conforto da paciente. Há um inchaço moderado na região que costuma regredir em torno de 14 dias. Retorno ao trabalho com 3 dias, a depender da função laboral. Evitar relações sexuais por pelo menos 21 dias.


Se interessou por esta
Procedimento estético?

Agende uma consulta e saiba mais.

Agende sua consulta